[Discussão] A situação geral do Metin2.PT vista por um jogador experiente.

• Boas comunidade. Sejam bem-vindos a um tópico onde a minha opinião é exposta diante vocês. O tema que trago hoje aqui para discutir-mos é algo que muitos jogadores "old-school" pensam todos os dias. Criei este tópico para gerar uma discussão e saber as vossas opiniões sobre a situação geral do Metin2.PT. Vou enumerar por pontos, todos os temas que quero debater, de modo a ser mais fácil organizar este tópico, e preparem-se, pois ele irá ser grande.

• Hipérion & Hades face ao novo servidor.
    • Novo Servidor.
    • Pay2win.
    • Hacks.
    • Eventos.
    • Equipa de Staff e a sua empresa mãe (GF).
    • Conclusão.

1. Hipérion & Hades face ao novo servidor.

Com o lançamento do novo servidor, o Hipérion e o Hades, que já quase com população nula se encontram, ainda mais vazios se encontram. Os jogadores cada vez mais estão a deixar de jogar, e apesar de ser lamentável a situação, é algo normal. Outros foram para o novo servidor a procura de uma nova aventura, o que também é justificável, mas mesmo no novo servidor, é quase impossível ver lojas no reino amarelo, e poucas são as que ficam no reino vermelho. O novo servidor acaba por ser um fiasco.
    O abandono geral do Metin2 é a justificação para isto, e maior parte desse abandono provém da falta de confiança que os jogadores têm em investir o seu tempo a jogar num jogo onde a equipa está mais preocupada com o lançamento de um novo servidor com uma nova dungeon e algumas alterações ridículas, do que em fundir os dois servidores (Hipérion e Hades) de modo a tentar manter acesa a chama que se apaga nesses servidores. A realidade é que o Metin2 já não é o que era, nem nunca voltará a ser, por isso é que muitos dos jogadores dedicam-se hoje em dia a jogar privados, e esqueceram completamente tudo o que passaram no oficial.
    A situação é triste, mas é justificativa. Todos os dias existe um jogador a deixar o jogo, e assim, peça a peça, o dominó vai caindo completamente até não haverem fichas restantes. Eu comecei a jogar Metin2, com a abertura do servidor Hélios, e posso dizer que desde então, conheci imensas pessoas que começaram ao mesmo tempo que eu e já deixaram o jogo, outras que começaram depois e também já deixaram o jogo, e até uns que gostavam de voltar a jogar, mas ao verem o estado dos servidores, acabam por perder a vontade, e por me dizer que "O Metin2 morreu, é um jogo morto". Eu concordo com esta afirmação. Todos os meus amigos mais chegados in-game, acabaram por deixar de jogar o jogo, e passar para outros jogos. Actualmente, do grupo de amigos que formei no Metin, posso dizer que sou o único que ainda vai jogando no Hipérion sozinho, e o único que deu uns toques no novo servidor, apenas para recordar como era tudo no começo.
    Hoje limpo o pó as minhas armas, e temo pela situação. O pior ainda estará por vir, mas a minha sugestão acaba por ser simples. A fusão dos dois servidores antigos, a aposta em cativar novos players ao jogo, e a reaproximação da equipa para com o jogo para gerar uma maior confiança entre os mesmos. Assim, pode ser que os jogadores dos privados, voltem a sua casa mãe.

2. Novo Servidor.

A decisão da criação do novo servidor, acabou por ser da GF, que criou novos servidores com esta dungeon em vários países, mas a sua decisão em face a situação exposta anteriormente acaba por prejudicar a empresa no território PT. Apesar disso, é surreal as alterações feitas neste servidor. O facto de limitarem as dungeons por nível é surreal. A torre acaba por ser uma das dungeons mais realizadas no Metin2, e limitarem a realização da mesma até nível 75 é ridículo. Para não falar que limitarem o V2 a personagens entre nível 40 e 68 foi outra ideia idiota, sendo que um jogador que upa até nível 68, terá de upar até nível 72 num outro mapa onde a experiência não é tão boa, para poder aceder ao próximo mapa de "level" onde a experiência já é "boa". Limitarem a Gruta das Almas também foi outra ideia idiota, pois um jogador de nível 100, já não poderá fazer o dragão. Para resumir, a ideia foi estúpida. Vi por ai um tópico do @hugobranco onde ele falava que um jogador a nível 76 ainda tem missões na dungeon na torre, e eu gostaria de saber como é que a equipa pretende resolver isso, visto que sem a permissão da Webzen, não podem alterar missões.
    Outro problema no novo servidor já foi referido anteriormente, é o abandono dos reinos, mas este acaba por ser culpa dos jogadores, e sendo assim, gostaria que os jogadores dessem os motivos pelos quais o reino azul tem actualmente 3/4 da população total do servidor.
    O novo servidor acaba por ser especial, e ter os seus motivos não tão especiais, acaba por merecer alterações devido a restrição dos níveis, mas para não concluir em nota negativa, agradeço a equipa por estar a ter atenção especial neste servidor. A forma como têm lutado para acabar com os hackers é de agradecer, e é algo que podem e devem levar para os servidores já antigos.

3. Pay2win.

Chegamos a um ponto que provavelmente será extenso. O sistema de Pay2Win do Metin2 é simplesmente fora deste mundo! Um jogador para fullar um equipamento dos oito que pode usar simultaneamente terá que gastar 25€. Para fullar os oito que utiliza em simultâneo, é fácil realizar as contas.

25€ x 8 Items = 200€

Isto sem contar que os adicionares falham, principalmente as Mármores que dão acesso ao 5º bónus. Depois vêm os feitiços, pois para quê fullar os itens, se acabam por sair rascos e não terem bónus que possam ajudar a personagem a superar-se seja em PvM ou PvP. Cada pack de 4 rodares são 10€. Um jogador que rode 12 vezes um equipamento, gasta logo 30€. Ridículo. Para não falar que o acesso a estes itens in-game só acontece em eventos, e mesmo assim, acaba por ser raro obter-los, e tendo em conta que são dos itens mais importantes do jogo não faz sentido serem tão caros e "limitados" ao pessoal casher. Devido tambem ao RNG posso até gastar 200€ e não conseguir fullar os meus itens, e ainda gastar outros 200€ a rodar itens, e nenhum sair "razoável", o que acaba por ser triste.
    O Pack "Power Booster" que custa 35€ é outro exemplo que quem paga, sai a ganhar perante todos os outros, e desde então acabam por ter uma vantagem que outros jogadores que não têm. Ainda para mais, este pack estava disponível desde do inicio no novo servidor, o que faz com que os "cashers" tenham logo vantagens desde do inicio do jogo.
    Mas claro, o Metin2 precisa de ter uma fonte de rendimento para pagar os seus custos e é normal que isso reflicta na IS. A existência dos vouchers acabou por ser uma ajuda para os jogadores "non-cashers" e a comunidade agradece, mas ainda não é suficiente. Era necessário a existência de mais eventos onde os jogadores "non-cashers" tivessem uma oportunidade de adquirir mais facilmente os Encantares e os Feitiços, tal como as montadas do IS etc. Essa é uma oportunidade a explorar pela equipa do Metin2, que apesar de ter realizado alguns eventos onde é possível adquirir tais itens, ainda não foi suficiente. Outro problema na Item-shop é o facto de não a tornarem negociável, pois apesar dos vouchers, os jogadores "cashers" poderiam vender os tais Feitiços e Encantares como fazem com os trajes e as montadas do IS (tipo os Javalis e Tigres Reais), e assim tornando ainda de mais fácil acesso, os jogadores a esses itens. Mais uma sugestão seria a implementação desses itens "exclusivos" do IS em missões in-game apenas realizáveis uma vez, mas mesmo assim, a equipa já complicou o acesso aos rodares dos cofres de nível 20, passando os para nível 40, por isso vejo que actualmente o método implementado seja a dificultação do acesso desses itens a comunidade geral.
    Desta forma, os jogadores acabam por perder o interesse até em colocar dinheiro no jogo. Até mesmo os "cashers" acabam por perder o interesse.

MtXR.gif

Lider da Guild SAUCE | 1UP (defuntas)
    xRukiaa ~ Re-Start: 10 de Julho de 2018

CE14rEa.gif

• 4. Hacks.

É impressionante como desde do tempo do Eos, os hacks continuam sempre a superar as barreiras do cliente de jogo. Neste aspecto, a culpa não cai sobre a equipa de forma alguma, e até os parabenizo pelo o trabalho incansável da equipa a procura dos jogadores que utilizam os hacks, e até mesmo dos bots. A culpa cai sobre a GF, que continua a apostar na fraca segurança dos seus jogos. O problema é haver hacks que já existem desde 2011, que a nossa firewall não detecta.
    Uma das minhas sugestões é a implementação de um sistema de Report in-game com recompensas. Vários jogos fizeram isso, e desde então hacks passaram a ser os seus últimos problemas. Mesmo sem as recompensas, só o sistema de Report in-game já ajudava imenso no trabalho da equipa, pois vários jogadores não reportam hackers, para não se darem ao incomodo de irem ao suporte, e terem que relatar a situação. Eu mesmo sou culpado disso. Eu já vi vários jogadores a usar exploits a minha frente, e se não havia um [GM] online, não me dava ao trabalho. Ultimamente mudei, e agora reporto sempre que possível, apesar da chatice que é.
    Outra sugestão seria a implementação de um sistema de captura do jogo, já incluída no cliente de jogo. Muita gente não têm o Fraps ou o Hypercam, ou até mesmo o Camtasia instalados no seu computador, e então quando vêm um grupo de bots, não reportam pois simplesmente não têm essas ferramentas a mão. Este problema infelizmente persiste não só no Metin2, mas como em quase todos os MMORPGS de outras empresas, mas seria uma boa adição ao jogo.
    Para finalizar este tema, dou os meus parabéns a equipa mais uma vez, pelo o excelente trabalho relatado no servidor novo, pois estão sempre a investigar jogadores suspeitos e sempre a espera de uma falha desses hackers.

5. Eventos

Quanto a eventos, não me posso queixar dos que existem. Apesar de haver poucos eventos que permitam o acesso ao IS, a equipa têm se esforçado para fazer um óptimo trabalho nesta área. O vosso esforço é notório. Mas ainda existem problemas na realização dos vossos eventos, como o evento de Chuva de Metins, onde os jogadores ignoram certas pedras metins (75/80) pois não é compensatória a sua realização. Outro problema da vossa organização é a falta da realização de eventos diários, que poderiam motivar os velhos jogadores a voltarem a limpar o pó das suas armas, e até mesmo ganharem de novo motivação para voltar ao jogo.
    A realidade é que o excesso destes eventos poderiam danificar a economia do jogo, mas se fossem regulados, até poderiam dar uma nova vida ao jogo. Um exemplo vivo disso são os eventos da pascoa, onde claramente existem vários jogadores que voltam ao jogo só para realizarem esse evento.
    Ainda espero pelo o evento de verão este ano, que não está a ser cumprido. Gostava de me adiantar mais neste assunto, mas de momento não me recordo de mais sugestões nem mais problemas. Peço a outros jogadores que falem dos seus problemas com eventos e que incluam sugestões para mudar este panorama para melhor.

6. Equipa de Staff e a sua empresa mãe (GF).

Todos os jogadores sabem que actualmente o Staff têm uma melhor relação com os jogadores, que a três/quatro anos atrás, ainda que não o admitam. O trabalho da equipa têm sido satisfatório, mas ainda assim, ainda faltam vários passos para conquistarem de novo a confiança dos restantes jogadores, como cativarem os jogadores que abandonaram o jogo. Agradeço a equipa pelo o trabalho realizado nestes últimos anos. Apesar dos problemas que o jogo ultrapassou, a nossa relação convosco está em bons pratos. Falta a concretização de um certo número de tarefas prometidas a já alguns anos, para a situação se estabilizar. A fusão sendo um deles. Visto que a fusão nos servidores Franceses já foi realizada em Novembro, porque que a mesma ainda não foi realizada aqui?
    A empresa que distribui o jogo, infelizmente só têm nos seus interesses, o lucro. Algo normal para todas as empresas, não é nada de novo, mas talvez a sua ganancia em relação com o serviço prestado seja algo de inadmissível. A Gameforge esqueceu-se do Metin2 em Portugal. A sua expansão e aquisição de jogos novos para distribuir provou isso. Tudo bem que o Tera esteja em altas e seja dos MMORPGS mais jogados, mas não deviam-se esquecer dos outros jogos que distribuem. O 4Story está a morrer, o OGame já morreu, o Elsword está completamente abandonado e os outros restantes jogos, pouco vão sobrevivendo. O certo é que o Metin2 ainda dá dinheiro a Gameforge, principalmente na Alemanha, na Turquia e na Roménia. Mas noutros países, o Metin2 está a falecer. O mesmo acontece em Portugal e sinto que um maior empenho da Gameforge faria com que o jogo durasse ainda mais uns bons quatro ou cinco anos, num bom patamar, mas não vejo isso a acontecer.
    E assim como os peixes, o Metin2 vai desaparecendo nas aguas profundas.

7. Conclusão

A verdade dura e crua é esta. O Metin2 está a morrer internacionalmente. O Pay2Win, as decisões ridículas, a demora na implementação dos sistemas novos e a até mesmo o jogo em si, acaba por afastar os jogadores que até queiram simplesmente testar o jogo. É uma pena ver o jogo que me viu crescer, e que joguei e ainda jogo até hoje, no estado em que esta. Ainda há chance para mudar. Vamos apostar na mudança? Não sei se me parece fiável, mas ainda assim, está num ponto onde ainda pode ter regresso. Ou é agora, ou nunca. Com isto concluo este tópico enorme que me demorou cerca de 2 horas a realizar. Agora vem a parte da discussão. Quais problemas me esqueci? Quais problemas vocês ainda têm? Explicitem-se nas respostas.

Peço desculpa a equipa de moderação do forum pelo o double-post, mas não me foi permitida a pubicação do topico num post só devido a só serem permitidos 10k de caracteres. Obrigado pela compreensão.

Um abraço.
    Bad.

MtXR.gif

CE14rEa.gif

• Uma das possíveis soluções era limitar o numero de jogadores por reino, mas também ia ser complicado porque tem pessoal com 5 e 10 contas, mas que não sei qual é o fetiche do pessoal pelo reino azul não sei.

De volta neste "mundo" cruel que é o metin2 PT :gamer:

JINNO - TheStrongers

ZdrIsBack / JetRoyal

Sura Armas Lvl 120 8)

Ninja adagas Lvl 117 :D

• O fetiche do reino azul é o facto de o "early game" ser mais fácil, nomeadamente o jogo nas cidades 1 e 2, a nível de organização e do mapa e velocidade de fazer objectivos (metins).

Warrior Mental :love::love:

"Don't look at me like that! You're making me all... excited!" :love::love:

• O fetiche do reino azul é o facto de o "early game" ser mais fácil, nomeadamente o jogo nas cidades 1 e 2, a nível de organização e do mapa e velocidade de fazer objectivos (metins).

No primeiro mapa so 2% do jogo farma la.
    Na segunda ? Ok, aí ainda acredito que haja gente a farmar, nos amarelos não conheço bem o mapa mas a cdd2 dos reds se conheceres o mapa farmas igualmente bem.
    Na questão da organização, nunca liguei muito a isso, a única coisa mais "desorganizada" que achei foi a cdd1 dos amarelos, nunca soube sair de lá muito bem :wacko:

JINNO - TheStrongers

ZdrIsBack / JetRoyal

Sura Armas Lvl 120 8)

• Relativamente aos reinos, concordo com o que disseram.Se houvesse uma forma de equilibrar minimamente os reinos,acho que ninguém gosta de jogar num reino vazio...Eu por exemplo,voltei ao jogo no início do Ares e passado pouco mais de duas semanas vi que era bastante provável acontecer por lá o que aconteceu ao servidor europeu.
    No entanto, desisti do Ares e voltei para o Hipérion e até estou a gostar, sinceramente não o considero assim tão morto(sou Azul).Para além disso, acho que o Ares trouxe pessoal de volta ao jogo que mais tarde,assim como eu, voltou ao seu servidor de origem.
    Não vou dizer que não me diverti no Ares, pelo contrário.O principal fator que me fez voltar ao Hiperion foi mesmo a limitação "superior" de nível de certos mapas.

Não sei se não me afastei um bocadinho do tópico ou não :D

Cumps

• Bom dia a todos.. Eu li o tópico e queria só dizer que sim o jogo está muito Pay2Win(Pay2Update) mas que isso é facilmente contrariado, porque por experiência própria consegue-se "farmar" vouchers embora seja preciso muita sorte e muitas horas de farm.. Mas, como jogo no Hades, devo dizer que na última venda de vouchers na IS não vi um único voucher em loja...

A fusão, eu acredito que ela venha, acreditem tambem...

• No primeiro mapa so 2% do jogo farma la.
    Na segunda ? Ok, aí ainda acredito que haja gente a farmar, nos amarelos não conheço bem o mapa mas a cdd2 dos reds se conheceres o mapa farmas igualmente bem.
    Na questão da organização, nunca liguei muito a isso, a única coisa mais "desorganizada" que achei foi a cdd1 dos amarelos, nunca soube sair de lá muito bem

Agora há menos jogadores a farmar nas cdds2, mas no início do jogo (em que não tens nada) é um mapa muito útil. Assim sendo, para dar aquele boost inicial, é mais fácil começar em azul (não conheço os mapas vermelho e amarelo assim tão bem, mas pelos mapas da wiki parece-me ser o caso).
    Para além disso, se abre um servidor novo, tu queres ter a possibilidade de ter com quem jogar mais tarde, nas dungeons disponíveis. Sabendo que nos servidores existentes há muito mais azuis que de qualquer outro reino, vais escolher azul, apostando que no servidor novo também acontecerá isso.

• Para além disso, se abre um servidor novo, tu queres ter a possibilidade de ter com quem jogar mais tarde, nas dungeons disponíveis. Sabendo que nos servidores existentes há muito mais azuis que de qualquer outro reino, vais escolher azul, apostando que no servidor novo também acontecerá isso.

Sim, hoje em dia entendo, mas já dos antigos servers não faço ideia.

JINNO - TheStrongers

ZdrIsBack / JetRoyal

Sura Armas Lvl 120 8)

• Sim, hoje em dia entendo, mas já dos antigos servers não faço ideia.

Dos antigos servers tem exactamente a ver com a facilidade de farmar nessas mesmas cidades (em que na cidade 2 azul é mais fácil). Nessa altura, o farm nas cidades era muito mais importante que hoje, daí a discrepância hoje do número de jogadores.

• Várias condições levam a que os Azuis sejam preferenciais, o centro da vila mais aberto e maior para as lojas, os mapas mais fáceis de farmar no inicio não concordo, porque facil farmar para mim é um reino que não tenha concorrência de nada te vale que exista um mapa completamente plano se não conseguires apanhar nenhum spawn de metins, é mais porque sempre foi o reino da moda, se toda gente tem mentalizado ao longo dos 8 ou 9 anos de jogo que o reino azul vai ser mais populoso e facil de comercializar e conviver, e acabam por criar contas lá por esse pressuposto, tornando-se realidade.

A única solução é mesmo acabar com a existência de 3 reinos diferentes, todas as outras implicam o impedimento da livre decisão do jogador em escolher o seu reino.
    Alías à uns anos que sugeri um evento que existisse a possibilidade de mudança por yang unidireccional a partir do reino azul para os outros 2 reinos mais fracos.

• os mapas mais fáceis de farmar no inicio não concordo, porque facil farmar para mim é um reino que não tenha concorrência de nada te vale que exista um mapa completamente plano se não conseguires apanhar nenhum spawn de metins

Quando disse que seria mais fácil estava a referir-me ao mapa em si e não à concorrência. Nas mesmas condições, um jogador faz mais metins/tempo no mapa da cdd2 azul que de qualquer outro reino.

Alías à uns anos que sugeri um evento que existisse a possibilidade de mudança por yang unidireccional a partir do reino azul para os outros 2 reinos mais fracos.

Eu concordo com a afirmação anterior de acabar com os 3 reinos, acho que os jogadores dos reinos amarelo e vermelho beneficiariam imenso disso.
    No entanto, não acho que a ideia que citei aqui resolvesse alguma coisa. Ninguém do reino azul, no seu perfeito juízo, pagaria yang para mudar para um reino mais vazio e com menor probabilidade de interacção.

• Há sempre alguém que ia querer mudar de reino, e ia ajudar a atenuar a discrepância, não é preciso estar fora do seu próprio juizo, aí está o problema que estou a falar... é que está enraizado na mentalidade da comunidade de que o reino azul vai ser o que tem mais comércio e convívio pela quantidade de jogadores.

Aposto até que se a gameforge trocasse os nomes dos reinos e substituisse os mapas das cidades por uns diferentes mas deixasse o nome Jinno e a cor azul, esse era o que ia ser mais popular pelo pressuposto da comunidade achar que o resto da mesma comunidade vai para lá.

Mas quem na realidade faz o comercio e o convívio é a comunidade independentemente de onde estiver, no PT é os azuis, nos russos até pode ser os vermelhos... mas o problema vai se manter, o reino que se definir com mais jogadores irá atrair ainda + jogadores e + comercio matando lentamente os outros 2 reinos sempre.

E aí sempre achei que a Gameforge deveria actuar constantemente na tentativa de diminuir a discrepância inevitável... consoante as suas estatísticas internas decidir eventos e incentivos para convencer alguns a mudar de reino e manter a coisa minimamente aceitável.

• Acredito que houvesse quem mudasse de reino... mas a pagar? Pagar para mudar de reino para um reino mais vazio?

Não é pelo reino ser azul, vermelho, amarelo ou cor-de-laranja ás bolinhas cor-de-rosa. É pelos mapas iniciais que dão muito mais jeito a quem começa. Podes ter uma opinião diferente, até porque começaste no reino amarelo e o deves conhecer melhor que eu ("deves" como quem diz que conheces de certeza).

Quanto ao comércio, não tinha nem sequer pensado no número de lojas que podem estar dispostas na "praça central", mas é de facto um bom ponto de vista. E com certeza que é a comunidade que faz o comércio e o convívio, seja em que reino for. Mas o reino azul tem sempre vantagem...

E concordo quando dizes que a distribuidora deveria agir no sentido de minimizar as "perdas" dos reinos mais vazios. Mas de que forma? Que eventos ou incentivos tens em mente para tal efeito? Faço estas perguntas porque não imagino qualquer evento ou incentivo que me fizesse mudar de reino.

• Bem, não estava a espera de tanta aderência ao tópico nas suas primeiras horas como vi. Em primeiro, quero agradecer a todos pelo feedback dado, e por perderem o seu tempo a ler o meu longo texto. Agora gostaria de responder a algumas coisas aqui ditas e sugeridas.

Uma das possíveis soluções era limitar o numero de jogadores por reino, mas também ia ser complicado porque tem pessoal com 5 e 10 contas, mas que não sei qual é o fetiche do pessoal pelo reino azul não sei.

O fetiche pelo reino azul é o mesmo que o @hugoW explicitou. A noção que o reino é o mais popular irá continuar, mas não concordo com o facto de matar lentamente os outros reinos, pois esses mesmos já estão mortos. Aproveito para pedir desculpa também já ao jogador @hugoW por ter me enganado na sua identificação na minha composição inicial.

Relativamente aos reinos, concordo com o que disseram.Se houvesse uma forma de equilibrar minimamente os reinos,acho que ninguém gosta de jogar num reino vazio...Eu por exemplo,voltei ao jogo no início do Ares e passado pouco mais de duas semanas vi que era bastante provável acontecer por lá o que aconteceu ao servidor europeu.
    No entanto, desisti do Ares e voltei para o Hipérion e até estou a gostar, sinceramente não o considero assim tão morto(sou Azul).Para além disso, acho que o Ares trouxe pessoal de volta ao jogo que mais tarde,assim como eu, voltou ao seu servidor de origem.
    Não vou dizer que não me diverti no Ares, pelo contrário.O principal fator que me fez voltar ao Hiperion foi mesmo a limitação "superior" de nível de certos mapas.

Não sei se não me afastei um bocadinho do tópico ou não :D

Cumps

A sugestão do @hugoW parece me a mais fiável apesar de dificilmente ver isso a acontecer, pois para acontecer em PT teria de acontecer em todos os outros servidores nacionais europeus. Quanto ao servidor europeu, não conheço o seu estado actual, mas cheguei a la jogar durante um tempo, e durante o meu tempo aquilo estava recheado de alemães e turcos, e então acabei por desistir quando o "Top1 Tuga" desistiu.
    A limitação dos níveis nos mapas é algo ridículo, e é um prazer ver que todos os jogadores concordam com essa ideia.

Bom dia a todos.. Eu li o tópico e queria só dizer que sim o jogo está muito Pay2Win(Pay2Update) mas que isso é facilmente contrariado, porque por experiência própria consegue-se "farmar" vouchers embora seja preciso muita sorte e muitas horas de farm.. Mas, como jogo no Hades, devo dizer que na última venda de vouchers na IS não vi um único voucher em loja...

A fusão, eu acredito que ela venha, acreditem tambem...

Eu esqueci-me de referir dos jogadores que ilegalmente compram paysafes com yang ingame. Mas sim, é raro ver vouchers a venda. Os jogadores preferem vender o paysafe nos grupos do facebook, que colocar no jogo e vender ingame. O Pay2Win irá continuar infelizmente. Actualmente o Ares é um servidor Pay2Update, pois muitos jogadores apenas estão lá para realizar a nova dungeon e voltarão ao seu servidor original, o que é triste.

Agora há menos jogadores a farmar nas cdds2, mas no início do jogo (em que não tens nada) é um mapa muito útil. Assim sendo, para dar aquele boost inicial, é mais fácil começar em azul (não conheço os mapas vermelho e amarelo assim tão bem, mas pelos mapas da wiki parece-me ser o caso).Para além disso, se abre um servidor novo, tu queres ter a possibilidade de ter com quem jogar mais tarde, nas dungeons disponíveis. Sabendo que nos servidores existentes há muito mais azuis que de qualquer outro reino, vais escolher azul, apostando que no servidor novo também acontecerá isso.

No primeiro mapa poucos jogadores farmam, é certo, mas os mapas da segunda cidade são facilmente descobertos. Eu conheço melhor o mapa da 2º cidade dos reds, que alguma vez conhecerei o do reino azul, e dos três considero o mapa mais fácil de aprender.
    No novo servidor concordo que os jogadores queiram ter a possibilidade de ter com quem jogar mais tarde, e optam pelo o reino que acham que será mais popular, mas na minha opinião, a equipa deveria esforçar-se para manter os reinos equilibrados de modo a até ajudar não só no PvP, mas até mesmo para não haver um excesso de jogadores do reino Jinno, e uma população nula nos outros dois reinos.

Várias condições levam a que os Azuis sejam preferenciais, o centro da vila mais aberto e maior para as lojas, os mapas mais fáceis de farmar no inicio não concordo, porque facil farmar para mim é um reino que não tenha concorrência de nada te vale que exista um mapa completamente plano se não conseguires apanhar nenhum spawn de metins, é mais porque sempre foi o reino da moda, se toda gente tem mentalizado ao longo dos 8 ou 9 anos de jogo que o reino azul vai ser mais populoso e facil de comercializar e conviver, e acabam por criar contas lá por esse pressuposto, tornando-se realidade.

A única solução é mesmo acabar com a existência de 3 reinos diferentes, todas as outras implicam o impedimento da livre decisão do jogador em escolher o seu reino.

Concordo contigo, mas não acho que terminar com a existência dos 3 reinos seja a solução, no entanto, a possibilidade de mudança por yang unidireccional para os outros 2 reino mais fracos seja a sugestão mais fiável apesar que para que isso aconteça, teria que acontecer em todos os outros servidores da GF nos outros países.

Eu posso dar uma sugestão quando a um incentivo que poderia ajudar. Um simples bónus de XP, ou até mesmo de drop.

MtXR.gif

CE14rEa.gif

• No primeiro mapa poucos jogadores farmam, é certo, mas os mapas da segunda cidade são facilmente descobertos. Eu conheço melhor o mapa da 2º cidade dos reds, que alguma vez conhecerei o do reino azul, e dos três considero o mapa mais fácil de aprender.

[FAQ] Localização todas as metins (5-105) UPDATE

Fica aqui um link para um post da wiki com os mapas todos e a localização das respectivas metins.
    Se notares a sobreposição das cores (spots em que as metins dão spawn), verás o porque do meu ponto de vista de que o reino azul tem essa vantagem.

• Essa facilidade em farmar nos primeiros mapas é uma ilusão, qualquer jogador que tenha jogado anos no reino X acha que é mais fácil o seu porque sabe os locais de spawn, os 6 mapas sao espelhos uns dos outros e têm a mesma estrutura base de design, se falas em barreiras e restrições por água e pontes os azuis e reds até são dos que mais teem enquanto o chunjo é só terreno básico e uma praia seguida, quanto a npcs os azuis estão mais espalhados que nos outros reinos devido ao centro da cdd maior, só na missao dos pelos mu-rang no reino Chunjo tens o biologo ao lado do sobrinho, no reino azul tive que atravessar a vila de cima a baixo 2 vezes para concluir a missão só entre conversa de npcs.

É mesmo apenas a mentalidade da comunidade que na geralidade escolheu aquele reino e não há volta a dar. Era preciso fazer reset na mente e reeducar o pessoal a eleger outro reino xD

• Essa facilidade em farmar nos primeiros mapas é uma ilusão, qualquer jogador que tenha jogado anos no reino X acha que é mais fácil o seu porque sabe os locais de spawn, os 6 mapas sao espelhos uns dos outros e têm a mesma estrutura base de design, se falas em barreiras e restrições por água e pontes os azuis e reds até são dos que mais teem enquanto o chunjo é só terreno básico e uma praia seguida, quanto a npcs os azuis estão mais espalhados que nos outros reinos devido ao centro da cdd maior, só na missao dos pelos mu-rang no reino Chunjo tens o biologo ao lado do sobrinho, no reino azul tive que atravessar a vila de cima a baixo 2 vezes para concluir a missão só entre conversa de npcs.

É mesmo apenas a mentalidade da comunidade que na geralidade escolheu aquele reino e não há volta a dar. Era preciso fazer reset na mente e reeducar o pessoal a eleger outro reino xD

Estou a falar relativamente aos spawns das metins. No reino Jinno os spots das metins de 30 e 25 são quase sempre coincidentes, mas a grande vantagem do reino Jinno são as de 35, que se situam apenas num local do mapa (zona Sul). Ou seja, no reino azul farmas as metins de 35 (que são as que mais interessam/mais desejadas neste mapa) todas no mesmo local do mapa, enquanto que nos outros dois reinos tens spots em locais opostos do mapa para TODAS as metins.

Relativamente ao biologo e ao seu sobrinho, estas a falar de uma missão. UMA missão apenas em que outro reino é mais vantajoso.

• Estou a falar relativamente aos spawns das metins. No reino Jinno os spots das metins de 30 e 25 são quase sempre coincidentes, mas a grande vantagem do reino Jinno são as de 35, que se situam apenas num local do mapa (zona Sul). Ou seja, no reino azul farmas as metins de 35 (que são as que mais interessam/mais desejadas neste mapa) todas no mesmo local do mapa, enquanto que nos outros dois reinos tens spots em locais opostos do mapa para TODAS as metins.
    Relativamente ao biologo e ao seu sobrinho, estas a falar de uma missão. UMA missão apenas em que outro reino é mais vantajoso.

Não vale a pena vais estar sempre a valorizar o teu reino, a verdade é que todas as vilas são pequenas e facilmente se dá a volta ao mapa seja em linha reta ou cirular, se fores medir a distancia milimétricamente o que tens que andar entre locais de spawns diferentes no fim das contas a média vai ser equivalente em todos os reinos, provavelmente tens a possibilidade de te cair metin de 35 do lado de cá do rio e teres que ir dar a volta pela ponte :S