Boas comunidade. Sejam bem-vindos a um tópico onde a minha opinião é exposta diante vocês. O tema que trago hoje aqui para discutir-mos é algo que muitos jogadores "old-school" pensam todos os dias. Criei este tópico para gerar uma discussão e saber as vossas opiniões sobre a situação geral do Metin2.PT. Vou enumerar por pontos, todos os temas que quero debater, de modo a ser mais fácil organizar este tópico, e preparem-se, pois ele irá ser grande.
- Hipérion & Hades face ao novo servidor.
- Novo Servidor.
- Pay2win.
- Hacks.
- Eventos.
- Equipa de Staff e a sua empresa mãe (GF).
- Conclusão.
1. Hipérion & Hades face ao novo servidor.
Com o lançamento do novo servidor, o Hipérion e o Hades, que já quase com população nula se encontram, ainda mais vazios se encontram. Os jogadores cada vez mais estão a deixar de jogar, e apesar de ser lamentável a situação, é algo normal. Outros foram para o novo servidor a procura de uma nova aventura, o que também é justificável, mas mesmo no novo servidor, é quase impossível ver lojas no reino amarelo, e poucas são as que ficam no reino vermelho. O novo servidor acaba por ser um fiasco.
O abandono geral do Metin2 é a justificação para isto, e maior parte desse abandono provém da falta de confiança que os jogadores têm em investir o seu tempo a jogar num jogo onde a equipa está mais preocupada com o lançamento de um novo servidor com uma nova dungeon e algumas alterações ridículas, do que em fundir os dois servidores (Hipérion e Hades) de modo a tentar manter acesa a chama que se apaga nesses servidores. A realidade é que o Metin2 já não é o que era, nem nunca voltará a ser, por isso é que muitos dos jogadores dedicam-se hoje em dia a jogar privados, e esqueceram completamente tudo o que passaram no oficial.
A situação é triste, mas é justificativa. Todos os dias existe um jogador a deixar o jogo, e assim, peça a peça, o dominó vai caindo completamente até não haverem fichas restantes. Eu comecei a jogar Metin2, com a abertura do servidor Hélios, e posso dizer que desde então, conheci imensas pessoas que começaram ao mesmo tempo que eu e já deixaram o jogo, outras que começaram depois e também já deixaram o jogo, e até uns que gostavam de voltar a jogar, mas ao verem o estado dos servidores, acabam por perder a vontade, e por me dizer que "O Metin2 morreu, é um jogo morto". Eu concordo com esta afirmação. Todos os meus amigos mais chegados in-game, acabaram por deixar de jogar o jogo, e passar para outros jogos. Actualmente, do grupo de amigos que formei no Metin, posso dizer que sou o único que ainda vai jogando no Hipérion sozinho, e o único que deu uns toques no novo servidor, apenas para recordar como era tudo no começo.
Hoje limpo o pó as minhas armas, e temo pela situação. O pior ainda estará por vir, mas a minha sugestão acaba por ser simples. A fusão dos dois servidores antigos, a aposta em cativar novos players ao jogo, e a reaproximação da equipa para com o jogo para gerar uma maior confiança entre os mesmos. Assim, pode ser que os jogadores dos privados, voltem a sua casa mãe.
2. Novo Servidor.
A decisão da criação do novo servidor, acabou por ser da GF, que criou novos servidores com esta dungeon em vários países, mas a sua decisão em face a situação exposta anteriormente acaba por prejudicar a empresa no território PT. Apesar disso, é surreal as alterações feitas neste servidor. O facto de limitarem as dungeons por nível é surreal. A torre acaba por ser uma das dungeons mais realizadas no Metin2, e limitarem a realização da mesma até nível 75 é ridículo. Para não falar que limitarem o V2 a personagens entre nível 40 e 68 foi outra ideia idiota, sendo que um jogador que upa até nível 68, terá de upar até nível 72 num outro mapa onde a experiência não é tão boa, para poder aceder ao próximo mapa de "level" onde a experiência já é "boa". Limitarem a Gruta das Almas também foi outra ideia idiota, pois um jogador de nível 100, já não poderá fazer o dragão. Para resumir, a ideia foi estúpida. Vi por ai um tópico do @hugobranco onde ele falava que um jogador a nível 76 ainda tem missões na dungeon na torre, e eu gostaria de saber como é que a equipa pretende resolver isso, visto que sem a permissão da Webzen, não podem alterar missões.
Outro problema no novo servidor já foi referido anteriormente, é o abandono dos reinos, mas este acaba por ser culpa dos jogadores, e sendo assim, gostaria que os jogadores dessem os motivos pelos quais o reino azul tem actualmente 3/4 da população total do servidor.
O novo servidor acaba por ser especial, e ter os seus motivos não tão especiais, acaba por merecer alterações devido a restrição dos níveis, mas para não concluir em nota negativa, agradeço a equipa por estar a ter atenção especial neste servidor. A forma como têm lutado para acabar com os hackers é de agradecer, e é algo que podem e devem levar para os servidores já antigos.
3. Pay2win.
Chegamos a um ponto que provavelmente será extenso. O sistema de Pay2Win do Metin2 é simplesmente fora deste mundo! Um jogador para fullar um equipamento dos oito que pode usar simultaneamente terá que gastar 25€. Para fullar os oito que utiliza em simultâneo, é fácil realizar as contas.
25€ x 8 Items = 200€
Isto sem contar que os adicionares falham, principalmente as Mármores que dão acesso ao 5º bónus. Depois vêm os feitiços, pois para quê fullar os itens, se acabam por sair rascos e não terem bónus que possam ajudar a personagem a superar-se seja em PvM ou PvP. Cada pack de 4 rodares são 10€. Um jogador que rode 12 vezes um equipamento, gasta logo 30€. Ridículo. Para não falar que o acesso a estes itens in-game só acontece em eventos, e mesmo assim, acaba por ser raro obter-los, e tendo em conta que são dos itens mais importantes do jogo não faz sentido serem tão caros e "limitados" ao pessoal casher. Devido tambem ao RNG posso até gastar 200€ e não conseguir fullar os meus itens, e ainda gastar outros 200€ a rodar itens, e nenhum sair "razoável", o que acaba por ser triste.
O Pack "Power Booster" que custa 35€ é outro exemplo que quem paga, sai a ganhar perante todos os outros, e desde então acabam por ter uma vantagem que outros jogadores que não têm. Ainda para mais, este pack estava disponível desde do inicio no novo servidor, o que faz com que os "cashers" tenham logo vantagens desde do inicio do jogo.
Mas claro, o Metin2 precisa de ter uma fonte de rendimento para pagar os seus custos e é normal que isso reflicta na IS. A existência dos vouchers acabou por ser uma ajuda para os jogadores "non-cashers" e a comunidade agradece, mas ainda não é suficiente. Era necessário a existência de mais eventos onde os jogadores "non-cashers" tivessem uma oportunidade de adquirir mais facilmente os Encantares e os Feitiços, tal como as montadas do IS etc. Essa é uma oportunidade a explorar pela equipa do Metin2, que apesar de ter realizado alguns eventos onde é possível adquirir tais itens, ainda não foi suficiente. Outro problema na Item-shop é o facto de não a tornarem negociável, pois apesar dos vouchers, os jogadores "cashers" poderiam vender os tais Feitiços e Encantares como fazem com os trajes e as montadas do IS (tipo os Javalis e Tigres Reais), e assim tornando ainda de mais fácil acesso, os jogadores a esses itens. Mais uma sugestão seria a implementação desses itens "exclusivos" do IS em missões in-game apenas realizáveis uma vez, mas mesmo assim, a equipa já complicou o acesso aos rodares dos cofres de nível 20, passando os para nível 40, por isso vejo que actualmente o método implementado seja a dificultação do acesso desses itens a comunidade geral.
Desta forma, os jogadores acabam por perder o interesse até em colocar dinheiro no jogo. Até mesmo os "cashers" acabam por perder o interesse.