Discussão: Loja Premium

• Charradas entre eu e tu... e tu e eu.... imagina o seguinte... eu tenho um negocio e tu tens exatamente outro igual, só que eu cobro 1€ por ir ao WC... todos os clientes sabem que no meu negocio e ir ao WC pagam 1€. Os clientes reclamam do custo de 1 €, mas enquanto eu tiver clientes a pagar 1€ pelo serviço de WC.. enquanto outros fazem no de borla... achas que não ia aproveitar?

É legítimo monetizar esta feature e eu compreendo que é essencial para a Gameforge realizar receitas. Infelizmente não estamos a falar de 1€. São 265€. É um valor que excede a linha do compreensível. Por exemplo, é uma quantia superior em relação ao valor que eu pago pelo seguro anual do meu automóvel.

Eu não posso aceitar a forma como a Gameforge aproveitou de forma premeditada o desejo de todos os jogadores por uma game feature capital para um MMORPG. Uma tremenda falta de ética e cordialidade para com as comunidades Metin2 que sempre tiveram um papel chave no sucesso da Gameforge enquanto empresa.

Charradas, agora uma pergunta a serio, esse valor já incluis um HH de 30% por exemplo... ou sem aproveitar um HH?

Nunca ocorreram em simultâneo a Happy Hour e uma promoção da Loja Premium. Por este motivo não considerei a promoção de Moedas Dragão nos cálculos.

Charradas oh lá estás tu com o teu mau feitio, é nada pay2win.. tens a areia para os olhos, gelados com a testa, ou como são mais conhecidos, vouchers, para impedir que seja pay2win!

Um voucher não é grátis. Alguém teve de pagar por ele.

• Olá,

Charradas , compreendo e concordo que dizes, é um valor muito elevado para nós.

Referente ao valor de 265€, não me afixei muito no valor indicado, isto porque, vou tentar colocar os diversos pontos de vista. por exemplo, muitos que jogam metin2, são fumadores... (maço de tabaco ronda os 4€ e os 4,80€, sei que ha tabaco avulso e é mais barato, e tabaco eletronico.. etc.. mas vou me concentrar mais ou menos para perceberes o que quero dizer). um jogador que seja fumador... que fume 10 cigarros por dia (1 maço em 2 dias, média. a 4€ cada maço), ao ano fica por 730€. Mais, quem gosta de fumar e não só, gosta tb de tomar um cafe.. (preço médio 0.60€) que tomo em media por dia 2 cafes (por ano são 438€) ok... vão dizer que tomam em casa, as capsulas variam entre 0.20€ e 0.50€ e em casa em vez de 2 tomam 4/5...

O que quero dizer com isto, um empresa que vende serviços, tenta vender o maior nr de serviços, muitas das vezes colocam em cima da mesa em analise que não tem nada haver, como eu fiz agora.. que muitos se calhar vao dizer que misturo alhos com bogalhos... mas por exemplo a GF, efetuar um estudo do que o pessoal "consome" enquanto joga... eles vao dizer.. entao, se ha jogadores que gastam X €uros ao ano, em consumismo enquanto jogam.. nós tb podemos meter algo que se consome e que vende... noutros jogos, certos serviços sao gratuitos, na GF não o sao...

Mas para mim, na minha forma de ver, a forma como sou... quando investo em algo, gosto de sentir que esse algo foi valorizado... aqui no metin2... seja o valor que meter, não se reflete... exemplo, sou capaz de colocar 50€ para rodar itens... a probabilidade dos meus itens ficarem iguais ou piores é maior que ficarem melhores... ou tipo, em jogos compras skins... e ficam na conta. No metin2, compras disfarces e para os manter precisas de usar um segundo sistema com novo custo, para transformares algo para nao perder esse disfarce... Mais, antigamente diziam que as luvas bugam se... quando se colocava 2 ou 3 luvas... agora para se farmar a serio é preciso Luva de IS, luva de metins e luva de cofres... quer se dizer, em qualquer jogo, sempre que compras algo para incrementar algo jogo, é visivel, no metin2 nem com luva de IS.... que gastamos euros, lá vamos... é preciso luva de metins e luva de cofres...

Para mim, 265€ anuais... dizes que é um valor alto, digo que sim... mas digo te que é meramente 22.09€ por mês... meros 0.73€ por dia.

Há quem gaste mais do que 22.09€ em pays, por mes.

Alias a GF pega no teu topico e cria algo de publicidade no jogo... tipo... Loja Premium.. 0.73€ por dia... ;) barato..

como fazem as seguradoras...

Há jogos que ja gastei mensalmente 50€... e o que comprei, valorizou a conta, e ainda mantenho tudo!

No metin2, posso dizer que o valor que coloquei, nem um decimo a conta foi valorizada... esse é que é o grande problema, o IS do metin2 não é caro, mas sim o retorno é muito baixo para o valor que colocamos, p.e. Reforços, 5º extra... o que compras no IS, podem falhar??? compras algo que falha... o que sao obtidos no jogo, até compreendia.. agora comprar algo no IS, que usas.. ups... ZERO.

Mas, como dizem.. só joga quem quer... só gasta IS quem quer... o resto é tudo uma imaginação!

Cumps.

FC

• A Gameforge está a monetizar uma solução (Loja Premium) para um problema previamente criado (ausência de uma feature essêncial num MMORPG).

O facto da Loja Premium ser um produto popular é péssimo porque se transforma num incentivo para a WebZen desenvolver problemas e a Gameforge continuar a monetizar soluções. Isto é o pior que pode acontecer porque se torna num argumento sólido para a WebZen não tornar o contéudo do jogo melhor.

Infezlimente os jogadores estão demasiado envolvidos no Metin2 e não se importam de pagar uma quantia obscena pela Loja Premium.

Já que a imaginação está na moda ^^ vamos efectuar um exercício de imaginação!

Estão a ver a nova geração de poções introduzida no jogo na última actualização de conteúdo? Porque motivo é que a WebZen terá tido o trabalho de programar duas novas "garrafas vazias" distinta (Poder & Resistência)? Não seria mais fácil criar apenas uma nova garrafa vazia com a mesma função ou até mesmo utilizar a tradicional garrafa vazia da Loja Geral?

Conhecem a expressão "grão a grão enche a galinha o papo"? É precisamente isso que a Webzen está a fazer. Está a oferecer um novo "grão" (item) e o vosso "papo" (inventário) está a ficar cheio.

Estão a ver o slot livre do lado direito do botão da Loja Premium? AnJ3F3R.png

Imaginem uma "bag feature" (solução) onde podem armazenar a quantidade absurdamente alta de "grãos" introduzidos no jogo (problema) desde o lançamento do primeiro deck de mapas da expansão Yohara. Não percam o caudal imaginativo. Agora imaginem a Gameforge a monetizar esta fantástica "bag feature" por apenas 265€ anuais ?(

Antigamente o objectivo das empresas que devolvem jogos era tornar o seu jogo apetecível. Como é que se torna um jogo apetecível? Com bom contéudo! Hoje em dia o objetcivo das empresas é criar problemas dentro do seu jogo e vender a solução para esses mesmo problemas através do modelo da micro-transação. É auto-sabotagem e está a resultar. Enquanto consumidor é algo que me deixa muito triste.

Mas para mim, na minha forma de ver, a forma como sou... quando investo em algo, gosto de sentir que esse algo foi valorizado... aqui no metin2... seja o valor que meter, não se reflete...

Como jogador não podes olhar para um MMORPG como um investimento. Um MMORPG deve ser encarado como uma fonte de lazer.

Quando compras um bilhete para ir ver um filme ao cinema estás a gastar dinheiro por um momento de lazer.

Quando compras uma Passagem na Loja de Itens para entrar na masmorra do Razador estás a gastar dinheiro por um momento de lazer. Oh wait... Na realidade antes de comprares a Passagem já estás a pensar num hipotético lucro e esse é o motivo pela qual cada vez mais jogadores nem sequer consideram a masmorra do Razador como uma opção válida dentro do jogo.

É precisamente este o motivo que está a fazer com que os jogadores escolham jogar Metin2 em modo single-player, um jogo que só assim por acaso é um MMORPG e que deveria ter como princípio básico a interação em grupo (multi-player).

That's the point ._.

Tinha de ser reforçado. É a única forma de algumas pessoas perceberem que o argumento do voucher não é válido.

• Olá,

Charradas, compreendo o que dizes...

Não sei dos outros, mas falo por mim, gasto quando gosto... quando não gosto... não gasto! E esta linha que o jogo está a ter não vai ao encontro da minha linha como jogador, a todos os niveis, certamente muitos poderão ter a mesma opinião do que eu ou não!

Desde já agradeço a opinião e informação.

Outra coisa, eu não olho o meti2 como Lazer... não considero o que existe neste "ambiente" algo semelhante a lazer, eu definia o numa palavra... mas seria advertido, e não vale apena entrar por esses atalhos.

Cumps

FC

• Boas venho aqui de forma neutra dizer sem problemas que tenho usado a loja premium praticamente desde que os cofres de dias aleatórios da mesma foram colocados na IS. A minha experiencia ao longo destes meses tem sido carregar 25 euros em happy hour exclusivamente para os cofres da loja premium, valor que me garante cerca de 800 moedas e com essas moedas tenho conseguido sempre no minimo 60 dias (2 meses). Posso ate dizer que desta última vez carreguei 25 euros em hh como habitual e comprei os cofres em dia desconto o que me rendeu 80 dias de loja.

Vim apenas relatar a minha experiência! Acho que já todos sabemos o quão absurdamente pay to win este jogo é (embora sim existam formas de contornar isso) e embora não goste de gastar dinheiro em jogos devo dizer que neste caso 25 euros a cada 2 meses (em média) são mais apetecíveis do que ter o pc ligado 24h por dia o que também se reflecte na conta da luz ao fim do mês.

Abraço

• 800 moedas dão 10 vouchers de 50mds, que se traduzem em 20w.

Muitos dos jogadores não fazem 20w em dois meses pelo que compensa mais, para esses jogadores, carregar e vender os vouchers do que vender os seus farms.

Não estou a criticar, apenas agarrei no teu exemplo para fazer umas contas.

Obrigado pela partilha

• 800 moedas dão 10 vouchers de 50mds, que se traduzem em 20w.

Muitos dos jogadores não fazem 20w em dois meses pelo que compensa mais, para esses jogadores, carregar e vender os vouchers do que vender os seus farms.

Não estou a criticar, apenas agarrei no teu exemplo para fazer umas contas.

Obrigado pela partilha

Sim, é evidente que cada caso é um caso e dependendo do jogo de cada 1 poderá compensar ou não.

20w em contexto de end game fazem se numa tarde mas imagino que para quem esteja um pouco mais atrás as coisas não sejam assim tão simples.

Obg pela resposta, abraço

• Olá,

Utilizar Loja premium.. Sim? ou Não?

Para jogadores banais como eu, isto é, jogam 2/3/4 horas por dia... ao fim de semana até mais um pouco. Normalmente o meu farm, é para consumo próprio e todos os itens para upar eu guardo.. para utilizar no futuro. Isto porque, ao contrario da concorrência do metin2 da GF, dira que 5% dos itens que se dropa na 1 e 2 cdd tem alguma saida... ou até algum valor de mercado, durante estes anos todos, itens que se dropa na 1 e 2 cdd desceram de preço ou perderam valor devido á quantidade de bots no historial da GF. Há sempre exceções, fita javali rubro, pedaços de diamante.... mas são poucos os itens que valem algo... e a existência de bots veio prejudicar o jogo, devido itens de low lvl são raros os jogadores que fazem disso o seu farm.. ou contrario de servidores da concorrência. Mais ainda, o fato da nossa imaginação existir jogadores que são simplesmente farmers de yang, transformo o mercado, no sentido de tudo ser mais caro... é bom para quem vende, péssimo para quem compra!

o que quero dizer com isto, devido a estes fatores e mais alguns, utilizar loja premium para vender itens de baixo valor, não compensa... questiono, vou comprar loja premium para vender livros a 200k cada? Se ainda desse para empilhar, vender packs de 10.. por slot.. ja seria 2kk, ou colocar peles de lobo a 50k... mesmo sendo uma loja com 80 slots....

O fato de nao controlarem a quantidade de yang que o proprio jogo injeta... os drops de itens para upar... etc... fez desde sempre que houvesse um desnível muito grande... exemplo, quando apareceram os cintos... foi um consumo absurdo de perolas (brancas, azuis e vermelhas) é certo que havia muita coisa... para devido ao elevado consumo, rapidamente tiveram que injetar atraves de tombolas e eventos mais perolas.. ate se dropar os cintos+0 em vez de os fazer..

a mesma coisa referente aos itens+0, o sistema dos pets estao ajudar em consumir muito lixo que é dropado em metins/mobs.

Se eu fosse a GF... repensaria urgentemente como revitalizar a secção do mercado, isto é... o sistema de Negociar, por exemplo reduzir o drop de itens menos utilizados e tem existência em quantidade elevada no servidor. No sentido dos jogadores consumir o existe.

Talvez com algumas alterações no funcionamento interno pelos jogadores e pela GF.. o negociar de itens aumente e com isso a necessidade de loja premium tb aumente, isso acontecer mais gente a usar...

Cumps

FC

• acho muito bem este sistema não ser grátis. todos os jogadores a terem loja off só ia estragar mais o mercado

Olá,

Não sei pk... muitos dos MMORPG tem este sistema gratuito e o não estragam o jogo, vendo bem até pelo contrario, muitos jogadores que não podem deixar o pc ligado 24/7 iriam efetuar vendas e a continuar a jogar metin2, porventura muitos que desistiram de jogar devido não conseguir ter o pc ligado 24/7 e /ou o pc nao aguentar lojas e contas ao mesmo tempo...

Respeito a tua opiniao! Mas acho que a tua opiniao é um pouco egoísta!

Todos sabemos que o poder de compra dos portugueses, não é o mesmo que o resto da europa, logo quando se fala em colocar 50/100 euros todos os meses... Calculo que são poucos os portugueses que fazem isso! No sentido desta opiniao diria que pelo menos metade dos jogadores que jogam metin2.pt, não colocam euros no jogo, concentram-se na compra de Vouchers e/ou farmar, vender e comprar itens feitos... logo se farmar é o que é... comprar/vender é o que é.. muitos acabem por desistir do metin2.pt.

Qualquer alteração que faça reativar o comercio no metin2 da GF será sempre bom para as comunidades... mais negocio... mais jogadores!

Cumps.

FC

• Boa tarde a todos.

Este tópico é bom para deixar o meu ponto de vista, que desde já esse é de alguém que começou a jogar isto desde PORTUGALSERVER = SELENE posteriormente.

Tenho a felicidade de ter conhecido o jogo na melhor época possível, onde no canto inferior esquerdo da janela de jogo estava uma esfera vermelha ( sim, junto à vd mn e dex ) , no lugar desta que tanto de bom trouxe, como de mau ao longo destes últimos anos.

Começo desde já por dizer que sou a favor de algum IS , uma vez que a empresa tem de gerar € para manter os servidores online.

Falando nas "lojas PREMIUM" , pela minha experiência e do que tenho visto nestas últimas semanas , foi uma excelente actualização , pois outrora era pc ligado noite e dia e ao fim de semana preferencialmente para ver se vendia o farm/itens. Para se ter uma noção, 20 a 24h de jogo = 1€ na factura luz ( ver verso factura luz EDP por ex.) , contudo acredito que o pc gastará um pouco menos , logo assumo um custo de 10 a 15€ estimados/mês para lojas ( 15 a 20 dias on ).

Pagar para ter uma essa tal loja PREMIUM... foi apenas +1 golpe que a GF nos proporcionou. É claro que deveria ser GRATUITO . Nos tempos que correm como é possível ser disponibilizado este update e o jogador ainda ter de pagar por ele ?, sendo que noutros jogos o sistema é gratuito ?!

É assim que querem prender novos jogadores?, então mudem a descrição do Metin2 de uma vez por todas , porque de "FREE TO PLAY" já não tem nada. Estão a perder tempo com um jogo que evoluiu para PIOR..., pois os bugs, bot's , IS exagerado e dissimulado é completamente desproporcional à vontade de prosseguir jogo. Falo por mim, desliguei em 2017/2018 ( já tinha dado 1 ano antes de tempo ) e agora que tenho um pouco de tempo livre decidi vir espreitar., mas...

Vou fugir de novo, pois sinto que estou num produto cheio de defeitos em que o prazer/gosto de jogar é inferior aos contras e adversidades colocadas pela própria empresa. O que me dão é desproporcional ao gosto que poderei ter jogando. Nem quero entrar pelo estado da comunidade actual, pois bastou-me ler o comentário acima para perceber que nada mudou... sabem lá muitos o que era correr o ch1 e ch2 dos 3 reinos à procura de algo em loja..., incluindo a 2cdd.

Noutro tempo sentia-se o gosto do esforço, tempo gasto aqui pois era recompensado e satisfatório. No IS bastava apenas os itens mais simples, podia gastar-se mas na época sentia-se "valor" pelo adquirido. Hoje pelo que olhei e vejo, é claramente torrar € em coisinhas e coisitas impensáveis , é pay to win. A própria GF disponibilizou BOT pago a todos nós, ou estou errado ? ( pet apanhar item + auto caça-premium) ?! ..., ao que isto chegou .

Para quê voltar a jogar se agora quem mais carrega na moeda amarela giratória basicamente tem o jogo em automático dia e noite... Um novo jogador para acompanhar esse sistema só com a carteira. Desmotivador logo.

Fica o desabafo de um autêntico noob que sou agora, mas feliz pelos momentos que adquiri aqui outrora, momentos esses que me deram ser líder de uma das mais emblemáticas guild's , subir ao DR e ser um dos primeiros a sacar ÓDIO no cofre, assim como estar no top dos top dos jogadores + temíveis à porta da torre (pvp) e tudo isto com poucos € gastos em IS. Só quem é dessa altura entenderá... O jogo proporcionava oportunidade de jogar isto em FREE . Hoje é impossível adquirir tamanha recompensa e eu sou o exemplo disso pela experiência que tenho . Vale o que vale..., já dei o que tinha a dar.

Cumprimentos a todos

• explica lá essa teoria :lol:

Não é preciso pensar muito... Se a loja premium fosse disponível para todos, existiriam muitos mais drops à venda. Como se vê, a procura não é muita, ultimamente, com mais oferta os preços só iriam continuar a cair e a economia iria continuar nesta queda.

• Não é preciso pensar muito... Se a loja premium fosse disponível para todos, existiriam muitos mais drops à venda. Como se vê, a procura não é muita, ultimamente, com mais oferta os preços só iriam continuar a cair e a economia iria continuar nesta queda.

Olá,

Contudo, possivelmente existia mais gente a jogar metin2, devido terem a possibilidade de vender itens offline sem custo acrescido.

O estado em que está hoje o negociar n o metin2, é devido a poucos jogadores online e os mesmos em questão farmam tudo o mesmo... daí o mercado no metin2 estar estagnado... precisamos de mais jogadores de todos os niveis...

Cumps

FC

• Há muito conteúdo novo a aparecer a high level. Se os low level uparem, vai existir muito mais coisas necessárias para upar e os refines de nível baixo continuarão a ser necessários. Por isso, não é por aí.

Yohara é um novo mundo, com muito conteúdo e no futuro com muito refine para farmar.

Agora, muita gente não tem estofo para chegar a nível alto, querem (por opção) ficar a nível baixo a farmar e isso já são outros quinhentos. Isto dito assim parece duro, mas se abordarem a questão com profundidade vão perceber o que quero dizer. O problema é que Metin2 é hard grind, puro e duro, se não quiserem optar por IS. Como a malta quer as coisinhas de mão beijada fartam-se rápido.

Um dos grandes problemas é a enorme quantidade de bots, isso acredito que esteja a influenciar muito a economia do jogo e a fazer com que o pessoal comece a abandonar o jogo. Agora a loja premium? Antigamente não existia e ninguém chorava, deixa o pc ligado, assim terás uma loja premium "grátis".

Se existem outros jogos com a mesma gratuita e implementada desde início? Sim existem, mas não são Metin2.

• O problema do pay2win não se resolve tornando sistemas como a loja premium grátis e acessível a todos, pelo contrário. Esses sistemas que não dão yang de forma direta é que devem ser premium, em vez de outras coisas do item shop que essas sim é literalmente trocar euros por yang.

Falo de por exemplo disfarces, rodares, caixas da cria, vouchers, aquelas rodas em que jogas e sai tipo um caça monstro, etc, coisas que dão yang diretamente, exceto os rodares, mas que também levam a fazer yang rodando os itens, metendo-os top e vender.

Por outro lado, sistemas como loja premium, auto caça, anel de exp, disfarces se eles não fossem negociáveis, alguns tipos de pets e amuletos, tudo isto são coisas que não dão yang diretamente mas que ajudam o jogador e dão um boost à personagem. Claro que me podem dizer que também é uma forma de farmar e fazer yang mais depressa, e claro que é, mas pelo menos não é tão de mão beijada e é preciso trabalho.

• acho muito bem este sistema não ser grátis. todos os jogadores a terem loja off só ia estragar mais o mercado

Desafio-te a mencionares um servidor Gameforge com menor quantidade de Lojas Premium e melhor "game economy" do que o servidor Portugal.

Há muito conteúdo novo a aparecer a high level. Se os low level uparem, vai existir muito mais coisas necessárias para upar e os refines de nível baixo continuarão a ser necessários. Por isso, não é por aí.

Yohara é um novo mundo, com muito conteúdo e no futuro com muito refine para farmar.

Quantidade não é sinónimo de qualidade. A expansão Yohara é composta por uma brutal ausência de "quality content". E até posso enunciar a título de exemplo um problema propositadamente desenvolvido pela WebZen e a respectiva monetização da solução por parte da Gameforge.

Em Fevereiro é lançada a actualização de contéudo "Curse of the Serpent Queen". Nesta actualização foi adicionada a masmorra Templo da Serpente. É possível obter uma quantidade absurda de espólios dos monstros provenientes da Metin da Serpente (este é um problema artificial criado pela WebZen). Para "obrigar" os jogadores a absorver este contéudo um dos espólios escolhidos: Cordas Robustas. Em Março é lançada a actualização "Remodelação do Sistema de Chat". Nesta actualização foram adicionados ao jogo novos Pets que proporcionam os seguintes efeitos simultâneos: 1500 HP, 15% Ataque Físico/Mágico e "recolhe os itens automaticamente" (a solução para o problema artificial). O que é aconteceu? A Gameforge monetizou a solução ao disponibilizar os novos Pets através de loot-boxes, roletas e promoções temporárias (vendas e leilões flash).

Faço ênfase no seguinte:

O facto da Loja Premium ser um produto popular é péssimo porque se transforma num incentivo para a WebZen desenvolver problemas e a Gameforge continuar a monetizar soluções. Isto é o pior que pode acontecer porque se torna num argumento sólido para a WebZen não tornar o contéudo do jogo melhor.

De facto "Yohara é um novo mundo, com muito conteúdo". Um mundo incrível onde a WebZen desenvolve problemas de forma premeditada para a Gameforge monetizar as respectivas soluções.

Agora a loja premium? Antigamente não existia e ninguém chorava, deixa o pc ligado, assim terás uma loja premium "grátis".

Isto não corresponde à verdade. As comunidades de Metin2 sempre pediram uma game feature com as características da Loja Premium:

Relativamente às lojas permanentes ou mesmo leilões, não é a primeira nem a segunda vez que a Gameforge fala sobre isso com a desenvolvedora, é efectivamente um tópico recorrente durante o nosso planeamento mas, de momento, ainda não é possível tecnicamente concretizar.

Curiosamente as palavras desta citação foram escritas antes da Loja Premium ter sido lançada.

O problema do pay2win não se resolve tornando sistemas como a loja premium grátis e acessível a todos, pelo contrário. Esses sistemas que não dão yang de forma direta é que devem ser premium, em vez de outras coisas do item shop que essas sim é literalmente trocar euros por yang.

Falo de por exemplo disfarces, rodares, caixas da cria, vouchers, aquelas rodas em que jogas e sai tipo um caça monstro, etc, coisas que dão yang diretamente, exceto os rodares, mas que também levam a fazer yang rodando os itens, metendo-os top e vender.

Por outro lado, sistemas como loja premium, auto caça, anel de exp, disfarces se eles não fossem negociáveis, alguns tipos de pets e amuletos, tudo isto são coisas que não dão yang diretamente mas que ajudam o jogador e dão um boost à personagem. Claro que me podem dizer que também é uma forma de farmar e fazer yang mais depressa, e claro que é, mas pelo menos não é tão de mão beijada e é preciso trabalho.

Concordo com a tua opinião em relação à Auto-Caça e ao Anel de Experiência. Em relação ao resto discordo.

As características da Loja Premium são QoL (Quality of Life) e fazem parte do pacote base de qualquer MMORPG. É algo tão crucial que a sua ausência é um factor de peso para afastar novos jogadores do Metin2.